E-mail: www.museudasaguasdeportoalegre@gmail.com
Coordenação: Zoravia BettiolEstúdio Zoravia Bettiol Rua Doutor Possidônio da Cunha, 272 Assunção – CEP: 91.900-140 Porto Alegre/RS Fone:(51) 3354-2456 www.zoraviabettiol.com.br
E-mail: www.museudasaguasdeportoalegre@gmail.com
Coordenação: Zoravia Bettiol
Caros amigos,
Estou muito feliz e envaidecido com a menção ao meu trabalho sobre as praias do Guaíba na página virtual do nosso Museu – eixo histórico. Contem comigo sempre que precisarem.
Um abraço cordial,
Antonio
Olá pessoal, fiquei emocionada com este site, as imagens do rio, o que está sendo proposto aqui, tudo mexeu com a memória afetiva que tenho deste, tanta coisa relacionada, saudades…
No ano de 2010, durante a Bienal B de Porto Alegre, eu e outras três amigas, apresentamos um trabalho sobre as águas no Jardim do DMAE, denominado “Água, alegria e drama”, tendo uma parte do mesmo sido feita na orla do Guaíba e Arroio Dilúvio. Deste olhar para as águas de Porto Alegre ficou o desejo de ainda ver arroio e rio sendo verdadeiramente curtido, sentido, acarinhado pelas pessoas.
Por isto a emoção, o encantamento e identificação com o movimento “Museu das Águas”.
Embora nunca tenhamos dado mais andamento à parte virtual de nosso trabalho, há alguma notícia em águaalegriaedrama.wordpress.com
Parabéns Zorávia Bettiol e demais pessoas envolvidas neste belo projeto.
Abraços
Parabens à iniciativa e ao trabalho de todos da comissão ! A ideia tomando forma ! Feliz a escolha da Giovana de fazer um Museu das Aguas.O protocolo assinado e o projeto arquitetônico levam a gente a ver tudo funcionando . O Blog está ótimo e o Pingo da Natascha muito poético. Grande abraço, Esther
a/c
ZORAIVA BETTIOL
GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LOS PELO EXCELENTE TRABALHO QUE ESTA SE CONSTITUINDO COM A CRIAÇÃO DO MUSEU DAS ÁGUAS.
E POR ISSO APROVEITAR PARA CONVIDÁ=LOS PARA UM PARTICIPAÇÃO JUNTO A COMUNIDADE DOS MORROS DA ABERTAS NO PRÓXIMO DIA 29 DE SETEMBRO “PASSEIO DA PRIMAVERA”PASSEIO DE BIKE, ROLLER, PATINS, SKATE.. ENFIM ONDE AS CRIANÇAS E SEUS FAMILIARES, FARÃO UM PASSEIO PELAS PRAÇAS DO ENTORNO DA REGIÃO, COM O OBJETIVO DE VALORIZAÇÃO TANTO DAS ÁREAS VERDES, COMO DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO PÚBLICO PRA PRÓPRIA UTILIZAÇÃO DA COMUNIDADE, PARA LAZER, CONTEMPLAÇÃO, E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.E ASSIM ESTAREMOS SENSIBILIZANDO TAMBÉM PARA UM USO MAIS SUSTENTÁVEL TAMBÉM DESTES ESPAÇOS.
AS ATIVIDADES ESTARAM CENTRADAS NA PRAÇA UNIÃO AO LADA DA EMEF AN´SIO TEIXEIRA, E N ESTE ESPAÇO DA PRAÇA ESTAREMOS EXPONDO TRABALHOS DOS ALUNOS, TEREMOS ALGUMAS BANCAS DE TRABALHOS PARCERIOS DO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA EMEF AN´SIO TEIXEIRA EXPOSTOS. SERIA MUITO INTERESSANTE ESTAR DIVULGANDO TAMBÉM O TRABALHO DO MUSEU DAS ÁGUAS, POIS TODAS AS COMUNIDAES DEVEM ENTENDER E VALORIZAR AS BOAS RELAÇÕES QUE DEVEMOS MANTER COM A NOSSA ÁGUA DO LAGO GUAÍBA, QUE SUSTENTA E ABASTECE NOSSAS CASAS E TODO O LIXO QUE É DESCARTADO NAS PRAÇAS ACABA DE ALGUMA MANEIRA VIA BOCA DE LOBO SENDO DESCARTADO LÁ.
O TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE COORDENO TAMBÉM COMEMORA 10 ANOS E COMECEI JUSTAMENTE NESTA PRAÇA COM A PARCERIA DE ALGUMAS ESCOLAS DA REGIÃO EEF MATIHAS DE ALBUQUERQUE QUE NA PESSOA DA PROFESSORA ROSANA VEJO HOJE INTEGRANDO ESTE GRUPO DO MUSEU ME DEIXANDO MUITO CONTANTE EM PODER ESTAR LEVANDO PRA COMUNIDADE MAIS ESTE ESPAÇO EDUCATIVO QUE SERÁ O MUSEU DAS ÁGUAS.
ESPERO PODER CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS,( PODE SER BANNER, FOTOS, MAQUETES..TUDO QUE POSA DIVULGAR E MOSTRAR TAMBÉM QUE O CUIDADO COM O LIXO AFETA A RELAÇÃO COM AS ÁGUAS DIRETAMENTE.)
MAIORES INFORMAÇÕES
PROFª CYNTHIA TARRAGÕ CARVALHO (COORD ED AMBIENTAL EMEF ANISIO TEIXEIRA) FONE:84050597 cynthiaanisio@yahoo.com.br)
Caros amigos,
Em 10/09/2012 ocorreu a defesa de minha dissertação de mestrado no PPG de História da UFRGS, com o seguinte título: “O rio se renova, permitindo que os erros do passado sejam corrigidos: Estado e sociedade nas iniciativas para a recuperação ambiental do Guaíba (1979-2004)”. O seu texto estará, em breve, disponível no portal da universidade, no seguinte link: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/1. Agradeço o apoio recebido e fico à disposição para apresentar e/ou prestar esclarecimentos sobre o trabalho.
Abraços,
Antonio João Dias Prestes
o trabalho pode ser acessado no seguinte link: http://hdl.handle.net/10183/61185; segue abaixo o resumo:Esta dissertação tem como objetivo investigar em que medida os esforços para a recuperação ambiental do Lago Guaíba em Porto Alegre e na sua região metropolitana decorreram de uma participação mais intensa da população local na definição das prioridades para os investimentos públicos, e de que forma tem-se dado esta participação, identificando os agentes sociais envolvidos e seus limites de atuação. Não é possível abordar este problema sem considerar uma envoltória mais ampla, que inclua as relações da sociedade local com as praias do Guaíba e o aproveitamento paisagístico de sua orla urbana, dando conta de sua historicidade. O problema é estudado a partir de diferentes perspectivas, que estão interligadas. Em primeiro plano, são destacados os processos de exercício da cidadania e de formação de uma consciência social, no que se refere à mobilização popular para o atendimento de demandas básicas de qualidade de vida, como o saneamento básico, mas também o acesso a um meio ambiente não degradado. A consolidação destes processos, de uma forma mais efetiva, é fortemente associada à capacidade dos agentes sociais nele envolvidos de obter a intervenção do Estado, por meio da aplicação de políticas públicas especificamente voltadas ao atendimento destes objetivos.
sds,
Antonio J D Prestes
Gostaria de ver mais materias sobre as agua submersas de porto alegre as fontes de agua mineral seu uso, propriedades,historia e outros.
Parabéns pela excelente iniciativa, que a empreitada tenha o reconhecimento e apoio que merece, não desanimem, contem comigo, se é q. isso seria possível, obrigada! Abraço a todos, Leila Sudbrack
Olá!!!
Gostaria de saber como estagiar no MUSA. Tem alguma possibilidade de estágio para estudantes de Biologia? Grande abraço!
Caríssima,
Em breve a Comissão PRO-MUSA terá a sua sede fixada em Porto Alegre. Somente a partir daí poderemos iniciar trabalhos de pesquisa, com a possibilidade de contratação de estagiários.
Agradecemos seu interesse e entraremos em contato oportunamente.